top of page
  • vitoriamartins3

VII Dia Mundial dos Pobres

Por: Vitoria Martins

A imagem está em preto e branco, mostrando uma pessoa (aparentemente do sexo masculino) deitado em um banco público.
Imagem: Bando de Imagens / iSotck

Neste dia 19 de novembro, domingo, é celebrado o Dia Mundial dos Pobres. Essa data foi instituída pelo Papa Francisco em 2016, com o objetivo de convocar todos a apoiar aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade. Para 2023, o Papa Francisco escolheu a frase bíblica “nunca afastes teu olhar de algum pobre” (Tb 4, 7).

A passagem faz referência ao Livro de Tobite, um texto pouco conhecido do Antigo Testamento, em que Tobite temia nunca mais ver seu filho, Tobias, que estava prestes a sair em uma longa viagem, e deixou-lhe um testamento espiritual. Pediu para que caminhasse na justiça, no amor aos mais necessitados, e para que nunca afastasse o seu olhar aos pobres, para que assim o olhar de Deus estivesse sempre nele.

Segundo o Santo Padre, na mensagem deste VII Dia Mundial do Pobre, esse Livro nos ensina a ser concretos no nosso agir com e pelos pobres. Para ele, é fácil cair na retórica e parar em estatísticas e números quando falamos dos pobres. Mas ele também nos relembra que “os pobres são pessoas, têm rosto, uma história, coração e alma. São irmãos e irmãs com os seus valores e defeitos, como todos, e é importante estabelecer uma relação pessoal com cada um deles”.

“É uma questão de justiça que obriga a todos a procurar-nos e encontrar-nos reciprocamente, favorecendo a harmonia necessária para que uma comunidade se possa identificar como tal. Portanto, interessar-se pelos pobres não se esgota em esmolas apressadas; pede para restabelecer as justas relações interpessoais que foram afetadas pela pobreza. Assim «não afastar o olhar do pobre» leva a obter os benefícios da misericórdia, da caridade que dá sentido e valor a toda a vida cristã.”

Lado a lado com os pobres

O Sefras, enquanto organização franciscana, deseja estar próxima dos pobres, não apenas prestando assistência, mas também partilhando de seu sofrimento. Principalmente na conjuntura atual em que se encontra o Brasil, com o desmonte de políticas públicas de inclusão social e de redistribuição de renda, e direitos sociais e trabalhistas por parte de representantes do governo e o aumento de despejos e alta do desemprego, decorridos do agravamento da crise econômica em decorrência da pandemia, resultando no aumento das pessoas vivendo em situação de rua assim como o aumento da fome no país.

A instituição busca combater esses males, e construir uma verdadeira sociedade humana e fraterna junto dos públicos vulneráveis que assiste. Atuando de modo a suprir às necessidades básicas imediatas dessas pessoas, como a alimentação, assim como garantindo os meios para que consigam reaver seus direitos, dignidade e reinserir-se à economia e à sociedade. Desse modo, realizando ações concretas e duradouras que gerem mudanças estruturais, indo de frente com os interesses dos “agentes econômicos e financeiros sem escrúpulos, desprovidos de sentido humanitário e de responsabilidade social”, assim referidos por Papa Francisco.

O Dia dos Pobres, assim como as mensagens do Papa Francisco, consistem num apelo para a reflexão sobre o cenário atual e a necessidade de uma nova forma de organização social, com a economia e a política à serviço do bem comum. Para tal construção de uma sociedade mais justa e humana, é imprescindível o respeito para com a pessoa humana e à natureza, nossa Casa Comum, a partir do amor, simplicidade, responsabilidade, diálogo, justiça, bem comum e da fraternidade universal.


106 visualizações4 comentários

4 Comments


soaresferreiraguiomar
Nov 17, 2023

Vou pedir um favor a vocês: precisamos enquadrar esses políticos irresponsáveis com as crianças precisamos e devemos fazer isso, as crianças precisam ter um tratamento dígno não deve achar que elas aguentam o que um adulto aguentam não se vede tratar crianças como um adulto.

Like

soaresferreiraguiomar
Nov 17, 2023

A criança que não tem uma alimenta ção favorável adequada para o seu crescimento é uma criança com o crescimento raquítico, sem saúde, ela não desenvolve seu crescimento até mesmo no estudo ela não desenvolve. Muitas vezes mejo crianças dizer que vai para a escola para comer, e em época de férias elas sente falta da alimentação. Vou repetir o que eu disse dos governantes, todos os políticos têm sua parcela de irresponsabilidade nesse ponto.

Like

soaresferreiraguiomar
Nov 17, 2023

Se é uma coisa que não deveria ter seria dia mundial da pobreza se todos os países têm condições para acabar com a pobreza de cada um deles. Todos os países do mundo têm suas riquezas sim e não é pouca é muito. Ninguém governador nenhum tem o direito de dizer que seu pais é pobre porque é mentira. Todos tem como custear armas caríssima para guerrear, gastam bilhões com viagens e deixa sua população passar fome. Eu já havia dito mais vou dizer que aqui no Brasil crianças matam ratos para comer por não ter comida.

Like

soaresferreiraguiomar
Nov 17, 2023

Porque dia mundial da pobreza, um problema que nem deveria ter porque cada país do mundo não deveria essa classe. Sabe porque? Em todos os países têm riqueza sim, mas os governantes preferem gastar bilhões com viagens e deixar pessoas passando fome. Eu digo isso começando pelo Brasil.

Like
bottom of page