Natal nas Casas de Clara: celebrando a vida e a comunidade
- Melissa Galdino
- 22 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

O Natal nas Casas de Clara do Sefras reafirma os valores essenciais como a simplicidade, o acolhimento e o cuidado com a vida. Neste tempo natalino, as unidades de Pindamonhangaba, Mogi das Cruzes e Belém viveram momentos especiais de convivência e partilha, fortalecendo vínculos e colocando no centro a acolhida às pessoas idosas, que fazem parte da história e do cotidiano desses espaços.

Esse espírito foi traduzido nas palavras do Frei Melo, conselheiro do Sefras, que ressaltou o verdadeiro sentido do Natal vivido nas Casas de Clara:
“Assim como Deus veio ao mundo no silêncio e na humildade de uma criança na manjedoura, nós também somos chamados a acolher cada pessoa idosa para que ela se sinta bem, em casa e cuidada. O Natal nos recorda a importância de acolher com carinho, cuidar com atenção e defender, acima de tudo, a dignidade e os direitos de cada um. É nesse espírito que os projetos do Sefras se fortalecem, fazendo do Natal um verdadeiro encontro de vida, cuidado e esperança.”As Casas de Clara são núcleos de convivência do Sefras voltados ao público idoso, onde são desenvolvidas atividades físicas, culturais, educativas e de espiritualidade. Ao longo do ano, os participantes constroem laços, compartilham saberes e vivenciam experiências que promovem qualidade de vida, autonomia, pertencimento e dignidade.
Casa de Clara – Pindamonhangaba
A Casa de Clara de Pindamonhangaba viveu um Natal repleto de significado, com apresentações das atividades realizadas ao longo do ano, como pilates, oficina de ritmos, dança e coreografias. A celebração contou ainda com um momento de mística, que trouxe a reflexão sobre o Natal como a festa da vida, além da homenagem aos aniversariantes do mês, celebrada com um caloroso parabéns coletivo.
Um dos momentos mais emocionantes foi o presente recebido pela Casa: uma música composta por um filho de participante, em reconhecimento ao serviço prestado pela unidade à cidade. O encontro foi encerrado com um almoço natalino, fortalecendo os vínculos entre todos. Atualmente, a Casa de Clara de Pindamonhangaba conta com 110 participantes cadastrados que fazem parte do seu cotidiano.
Casa de Clara – Mogi das Cruzes
Em Mogi das Cruzes, a celebração de Natal foi marcada por apresentações de dança realizadas pelos oficineiros, encantando os participantes. A mística teve um significado especial: os próprios participantes montaram uma árvore de Natal com palavras e mensagens que expressavam valores essenciais, como a solidariedade.
O encontro também contou com um almoço especial de Natal e a distribuição de panetones, reforçando o espírito de partilha e celebração. A Casa de Clara de Mogi das Cruzes atende atualmente cerca de 150 participantes, sendo um espaço fundamental de acolhida, convivência e cuidado com a pessoa idosa.
Casa de Clara – Belém
Na Casa de Clara Belém, a celebração de Natal foi ainda mais especial com a presença do Frei Tiago Elias, vice-presidente do Sefras, que se uniu aos participantes neste momento de fé, convivência e alegria. A programação contou com apresentações das oficinas desenvolvidas ao longo do ano, com destaque para o coral, que emocionou a todos com músicas natalinas, além de um almoço especial preparado para celebrar a data. Um dos momentos mais significativos foi a apresentação do presépio vivo, encenado pelos próprios participantes, reforçando o espírito do Natal, a valorização da vida e o protagonismo das pessoas idosas, em um ambiente marcado pelo acolhimento, pela partilha e pela esperança.






















































Comentários