top of page
  • Foto do escritor

São Paulo ganha novo Fórum da Cidadania da Pessoa Idosa


O SEFRAS Casa de Clara, sediou nesta última sexta-feira (15/02) a celebração de inauguração do Fórum da Cidadania da Pessoa Idosa. Nesse primeiro encontro a proposta foi apresentar para algumas autoridades responsáveis por órgãos de defesa dos idosos na capital e pessoas convidadas de cada entidade e serviço municipal que atende esse território paulistano os objetivos e metas com a criação do fórum.

Estiveram presentes, o subprefeito da Mooca, Guilherme Kopke Brito, o promotor de justiça do idoso, Delton Esteves Pastore, a defensora pública do Estado de São Paulo, Fernanda Dutra Pinchiaro, a coordenadoria do idoso da Secretaria Municipal de São Paulo, Sandra Regina Gomes, a presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), Marly Feitosa, o representante dos idosos do território Mooca, Edmundo Picasso Prado, o representante do Colegiado Leste, Antônio Almeida e a membro do Conselho Gestor da UBS Pari e moradora da Vila dos Idosos, Neide Duque.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor presidente do SEFRAS, Frei José Francisco. “Estamos envolvidos com a questão dos idosos há 23 anos. Esse trabalho que está inserido dentro do SEFRAS acolhe também outros sete públicos diferentes desde criança, idoso, imigrante, população de rua, catadores de recicláveis, pessoas em situação de conflito com a lei e pessoas convivendo com HIV. A Casa de Clara é para nós um símbolo de luta onde podemos nos envolver com as questões dos idosos”, comentou.

Frei José ainda pontuou o quanto o SEFRAS se sente orgulhoso em participar deste fórum. “Nos sentimos bastante envaidecidos em participar desde momento histórico do que é construção dessa luta. Nós temos um cuidado direto com os idosos mais enquanto organização social, temos uma preocupação muito grande em atender toda a necessidade e por isso o nosso grande empenho é que a sociedade se organize, pois acreditamos que a única forma de chegarmos a todos os idosos e atender a todas as demandas o nosso maior instrumento chama-se políticas públicas. Quero reiterar o nosso compromisso e disposição e tudo aquilo que nós temos e podemos, estamos aqui para poder contribuir”, frisa.

O Fórum Regional Mooca já organizou um cronograma para, a partir de 15 de março, abrir as reuniões para todas as pessoas interessadas em debater a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos mais velhos dessa parte da cidade. O fórum irá contar com a participação das pessoas idosas que formam a Regional Mooca, que segue a divisão administrativa da cidade, compreendendo os bairros do Tatuapé, Água Rasa, Belém, Brás, Mooca e Pari.

Segundo o Sistema de Projeção de Populações, da Fundação Seade, a Regional da Mooca, deverá chegar em 1º de julho de 2019 com mais de 73 mil moradores idosos entre os cerca de 360 mil habitantes. Os encontros do Fórum Mooca acontecem todas as 3ª sextas-feiras de cada mês, às 14h na Casa de Clara. Confira mais imagens da atividade:

4 visualizações0 comentário
bottom of page