top of page
NOSSA TRABALHO.png

NOSSO TRABALHO

O SEFRAS luta todos os dias no combate à fome, à violações de direitos e pela inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: população em situação de rua, imigrantes e refugiados, crianças e adolescentes pobres, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

PÚBLICOS

INCIDÊNCIAS

Saber articular e mobilizar frente as evidências da realidade é um compromisso do SEFRAS. Por isso, é importante ter sempre uma proposta relevante de incidência política o que compõe a estratégia de advocacy, fundamental para o desenvolvimento institucional de uma organização que trabalha na promoção e defesa de direitos.

Para isto, o SEFRAS definiu como prioridade investir nesta estratégia, como perspectiva de qualificar sua atuação e incidência frente a defesa de grupos e realidades ainda invisibilizadas por políticas públicas no Brasil.

Rectangle 109 (1).png
Frame.png

Fazei com que possamos escutar e atender ao grito da terra e ao grito dos pobres. Que estes sentimentos atuais sejam as dores de parto para um mundo mais fraterno e sustentável.

Papa Francisco

Planejamento Anual de Advocacy com tema gerador, mapeamento de ecossistemas e outras perspectivas.

Coordenação de Pesquisas Internas e externas para levantamento de evidências.

Elaboração e análise de Notas, Artigos e Posicionamentos organizacionais.

Moderação de formações com base na Teoria da Mudança, Enfoque de Direitos e Advocacy.

Definição de Campanhas pertinentes e periódicas.

Desenvolvimento de ações na agenda anual da Organização a partir de campanhas e datas significativas.

DENTRE AS AÇÕES PROPOSTAS ESTÃO:

Para realização dessas ações é nomeado um Comitê coordenado pela diretoria e pela área de advocacy e composto por representações de trabalhadores, voluntários, pesquisadores da áreas e ativistas franciscanos.

Além disso, os Franciscanos têm espaços de articulação que compõem a estratégia, como o Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia – SINFRAJUPE, em âmbito nacional, a Franciscans International que nos representa junto à Organização das Nações Unidas – ONU, em Nova Iorque e em Genebra.

SOMOS PARTE

O SEFRAS participa de articulações em Rede na área de Advocacy. Na Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Ecológicos e na garantia de Direitos Sociais e Econômicos.

REDE-NACIONAL-DA-PRIMEIRA-INFANCIA 1.png
ARTICULACAO-BRASILEIRA-DA-ECONOMIA-DE-FRANCISCO-E-CLARA 1.png
REDE-JUBILEU-SUL 1.png
direitos-valem-mais 1.png
CAMPANHA-NACIONAL-PELO-DIREITO-A-EDUCACAO 1.png
FORUM-SOCIAL-MUNDIAL-1 1.png
pexels-viktoria-slowikowska-5332245 1 (1).jpg

ENTRE EM CONTATO CONOSCO E TIRE SUAS DÚVIDAS

Central de Doações RJ:

Whatsapp e Telefone (21) 96927-9888

Central de Doações SP:

Whatsapp e Telefone (11) 3795-5220

NOSSOS POSTOS DE COLETA EM SÃO PAULO

Frame 119.png

Para doação de produtos de higiene, roupas, alimentos e cestas básicas.

De segunda à sexta, na Paróquia Santo Antônio do Pari

Rua Rodrigues dos Santos, nº 831, Brás, das 10 às 17 horas.

Frame 119.png

Para doação de produtos de higiene,
roupas, alimentos, marmitas e lanches.

De segunda à sexta, no Chá do Padre – Rua Riachuelo, nº 314, Sé, das 10h às 16h.

Frame 119.png

Para doação de produtos de higiene,
roupas, alimentos, marmitas e lanches.

De segunda à sexta, na Casa Franciscana – Rua Otto de Alencar, nº 270, Liberdade, das 10h às 16h.

Vector (4).png
Vector (4).png
Vector (4).png

NOSSOS POSTOS DE COLETA NO RIO DE JANEIRO

Frame 119.png

Para doação de produtos de higiene, roupas, alimentos, marmitas e lanches.

Casa Franciscana – RJ: Rua Visc. da Gávea, 125 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20221-400, das 11 às 11:30 e das 17 às 17:30, de segunda a domingo.

Vector (4).png

Recursos financeiros também são importantes. As contribuições podem ser feitas através de pix, cartão de crédito, boleto bancário e depósitos em um dos bancos da Associação Franciscana de Solidariedade, inscrita com o CNPJ 11.861.086/0001-63.

Bazar

NOSSO BAZAR

FRANCISCANO

O Bazar Franciscano é uma iniciativa que promove o consumo consciente. Ao comprar aqui, você incentiva um ciclo de boas práticas para a vida no planeta, nossa Casa Comum. Toda a renda é destinada para manutenção de nossas ações programáticas e projetos.

Você tem móveis, eletrodomésticos, utensílios, livros, roupas, acessórios e brinquedos em casa em bom estado e que não usa mais? Doe para o Bazar Franciscano! Nós retiramos a doação na sua casa! Agende a coleta pelo WhatsApp (11) 3795-5220.

Sua doação é fundamental para transformação de milhares de vidas.

Group.png

De segunda a sexta-feira, das 09h às 16h.

 

Rua Serra de Jairé, 261 - Belenzinho, São Paulo

Rectangle 73.png
Rectangle 72.png

PUBLICAÇÕES

Publicações feitas pelo SEFRAS. Artigos, revistas, livros, boletins e outros materiais que foram produzidos a partir da experiência e da solidariedade franciscana.

Captura de tela 2022-10-13 150844.png

A fome não é uma estatística, é aquilo que mata! Assim começa o prefácio do livro ‘Fome e assistência alimentar na pandemia’, o livro aborda diversas nuances relacionadas às vulnerabilidades alimentares, como: o problema da fome, o direito e a assistência à alimentação, a fome estrutural e seu agravamento na pandemia, além das perspectivas de mobilização e incidência. 

image 1.jpg

A Economia de Francisco e Clara quer trilhar, propor e agir na direção de novos caminhos que busquem a solução dos problemas estruturais da economia mundial. Para isso, precisamos questionar o atual modelo que produz inúmeras desigualdades e injustiças que devemos enfrentar e transformar. Conheça seus 10 princípios!

image 3.jpg

Os impactos do isolamento social deram origem ao relatório A Fome Como Prato Principal – Um retrato do enfrentamento à fome durante a pandemia no Brasil. Mais do que um recorte sobre o no período, o documento é um chamado à ação, um compromisso que pode ser assumido por todos no combate à fome.

image 2.jpg

Com realização do SEFRAS e da Universidade São Francisco (USF), o Atlas das Situações Alimentares no Brasil mostra a disponibilidade domiciliar de alimentos e a fome no Brasil contemporâneo.
 

bottom of page