top of page
  • vitoriamartins3

CRAI completa 9 anos com celebração aberta ao público


Thamara Thomé e equipe do CRAI cantando 'Parabén' para o CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes) no evento de celebração realizado.

A Casa de Assis - CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes), comemorou seu aniversário de 9 anos nesta quinta-feira, dia 30 de novembro. Para comemorar a data foi realizado celebração com café da manhã, bolo de aniversário e música!

No evento também houve uma mesa sobre a história do CRAI com o Frei José Francisco, diretor-presidente do Sefras, Soninha Francine, secretária de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, e Paulo Illes, coordenador Geral de Política Migratória do Departamento de Migrações da Secretaria Nacional de Justiça.

Em sua fala, Soninha ressaltou o quão importante é colocar “as coisas no papel”, pois sem uma política pública estruturada e institucionalizada não teria sido possível manter o serviço não apenas funcionando, mas realizando o trabalho com a qualidade que tem.

“O CRAI é uma referência não apenas para os imigrantes, mas também para pesquisadores, oficiais do governo brasileiro e de outros países. Ter colocado ‘as coisas no papel’ é algo que a cidade de São Paulo pode se gabar, pois temos conselhos, coordenações, conferências, fóruns, legislação e o próprio Centro de Referência”, afirmou.

Além da reinauguração do CRAI Móvel, que oferece atendimento de orientação em regularização migratória, serviço social, jurídico e psicológico para imigrantes de forma itinerante. Yolanda Marlene Cortez, presidente da Associação de Mulheres Imigrantes Luz e Vida e imigrante boliviana residente no Brasil há 14 anos, ressalta a importância desse tipo de atendimento:

“O CRAI Móvel se mobiliza para chegar nas regiões periféricas da cidade de São Paulo, onde se concentra a maior quantidade de imigrantes, atingindo pessoas que não conseguem se locomover até o centro, onde o CRAI está localizado. Isso nos deu a oportunidade de documentar essas mulheres, para que elas tenham acesso aos direitos que possuem no Estado brasileiro

Atualmente a Casa de Assis - CRAI está localizada na região central de São Paulo, na Rua Major Diogo, 834. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8:00 até às 17:00, no bairro da Bela Vista. E a agenda do CRAI Móvel você pode conferir clicando aqui.

O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.


105 visualizações0 comentário
bottom of page