• vitoriamartins3

O Dia do Espírito de Assis


Em 27 de outubro de 1986, em homenagem da Jornada Mundial de Oração pela Paz, o então Papa João Paulo II convidou líderes de 54 religiões cristãs, 71 de não cristãs e 25 delegados do episcopado mundial para celebrar o dia. O encontro ocorreu em Assis, na Itália.

O Santo Padre fez um apelo ao diálogo inter-religioso, afirmando que:

“A Santa Sé deseja contribuir para este movimento mundial de oração pela paz, que ultrapasse as fronteiras e as nações e alcance todos os crentes, de todas e quaisquer religiões. E abrace o mundo inteiro”

Esse clima de união, amizade, respeito e comunicação entre diferentes crenças e pontos de vista ficou conhecido como o Espírito de Assis.

Esse diálogo ecumênico é um dos valores fundamentais dos franciscanos. Para nós, isso significa a troca de saberes e de culturas para a construção coletiva de uma sociedade mais justa, solidária, responsável e fraterna.

“A falta de diálogo supõe que ninguém está preocupado com o bem comum” afirma Papa Francisco, em sua encíclica Fratelli Tutti. “Mas sim em obter as vantagens que o poder lhe proporciona ou, na melhor das hipóteses, com impor o seu próprio modo de pensar”, completa.

O religioso ainda pede para que não percamos a capacidade de escuta.

São Francisco de Assis escutou a voz de Deus, escutou a voz dos pobres, escutou a voz do enfermo, escutou a voz da natureza. E transformou tudo isso num estilo de vida. Desejo que a semente de São Francisco cresça em tantos corações.

Celebrando o diálogo

O SEFRAS comemorou a data com uma Celebração Inter-religiosa do Espírito de Assis no Convento São Francisco, no centro de São Paulo.

Estiveram presentes as representações religiosas: Frei José Francisco (Franciscanos), Mãe Eleni de Oyá e Mãe Caroline de Ayrá (candomblé), Pai Denisson (Umbanda), Emerson (Xamanismo), Cristina Ayumi (Budismo) e representantes das Instituições Sinagoga Shalom (Judaísmo) e Cozinha Da Hora (Umbanda).

Este ano a celebração contou com a presença de alguns dos serviços da organização. Estiveram presentes representantes da população em situação de rua, idosos, pessoas acometidas pela hanseníase, e crianças e adolescentes, com apresentações culturais.

Ainda, Frei Tiago realizou uma provocação para os presentes, chamando-os a falarem “quais seriam os meios utilizados para combater a violência, a polarização e a difusão do ódio, segundo sua expressão religiosa”.

Para que pudessem dialogar sobre como as religiões podem conjuntamente construir um mundo de paz, amor e respeito.

A cerimônia encerrou-se com uma apresentação dos imigrantes da Casa de Assis, e com um convite para a reflexão sobre como cada um que esteve presente poderia se empenhar para tornar o mundo mais fraterno e respeitoso, baseado na união e no diálogo.

O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo