top of page
  • Foto do escritorMelissa Galdino

Sefras sedia o lançamento da campanha nacional pela Superação da Situação de Rua


 





O Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, conhecido por Chá do Padre, serviço da Ação Social Franciscana (SEFRAS), foi palco do lançamento oficial da campanha nacional "Um Novo Presente é Possível: Defensoria Pública pela Superação da Situação de Rua". O evento, realizado no dia 9, contou com a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade civil.


Entre os presentes estavam o Secretário Executivo da Comissão Arns, André Alcântara, o Coordenador do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, André Luiz Freitas Dias, e a Juíza Federal Luciana Ortiz, que representou o Conselheiro do CNJ, Pablo Barreto. Também estiveram presentes o Deputado Estadual Eduardo Suplicy, a Deputada Estadual Ediane Maria, do PSOL, e outros representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e da população em situação de rua.





Durante o evento, a deputada Ediane Maria destacou a importância de iniciativas que buscam garantir o acesso à moradia e à dignidade para todos. "Precisamos focar no hoje para fazer algo diferente. A urgência é para hoje", ressaltou a parlamentar.


Frei José Francisco, diretor-presidente do Sefras, enfatizou a importância histórica do Chá do Padre como local de acolhimento e fraternidade. "Nós franciscanos nos sentimos muito honrados por sediar este evento. Para nós, é um reconhecimento do nosso trabalho. Nossa missão está sendo cumprida", afirmou Frei José.





A parceria entre o Chá do Padre e a Defensoria Pública foi destacada como fundamental para promover a dignidade humana e o acesso à justiça para a população em situação de rua. "Estamos reunindo promotores e promotoras de todo o país para fazer parte deste momento lindo", afirmou uma representante da Defensoria Pública durante o evento.


Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), há mais de 221 mil pessoas em situação de rua no Brasil. O estado de São Paulo apresenta o cenário mais crítico, com quase metade da população em situação de rua do país, totalizando 86.782 mil pessoas.


A história do Chá do Padre remonta desde o tempo da fundação do Convento de São Francisco em 1640, na atual Praça do Patriarca, perto do que hoje é conhecido como Viaduto do Chá, e da própria cidade de São Paulo. Desde então, os frades franciscanos atuam ajudando e cuidando das pessoas mais vulneráveis, fornecendo alimentos e bebidas para aqueles que passam por ali. Atualmente, o Chá do Padre oferece suporte social e jurídico, atividades socioeducativas, políticas, culturais e de incentivo à participação na construção de políticas públicas e fóruns de discussão.





A campanha "Um Novo Presente é Possível" busca sensibilizar a população e as autoridades sobre o papel da Defensoria Pública na garantia dos direitos das pessoas em situação de rua. Através de ações como esta, a sociedade civil e as instituições públicas podem trabalhar juntas para promover a inclusão social e combater a desigualdade.


O lançamento da campanha nacional foi marcado por discursos emocionados, que ressaltaram a importância de se lutar por uma sociedade mais justa e solidária. O evento também contou com a participação do grupo de música Pagode na Lata, que agitou o local com sua música animada e envolvente, fazendo todos sambar ao som de seu ritmo contagiante.


Além disso, após o evento terminar, ocorreu um mutirão de atendimentos e serviços para pessoas em situação de rua pela Defensoria Pública. 





54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page