top of page
  • vitoriamartins3

Você conhece o trabalho em Petrópolis?

Atualizado: 25 de out. de 2022



Você conhece os nossos serviços que atendem crianças no Rio de Janeiro? Na Região Serrana, funciona o Serviço Franciscano de Convivência da Criança e do Adolescente - Gente Viva. O trabalho realizado é pedagógico, atendendo 120 crianças e adolescentes (4 a 18 anos) no contra turno escolar.

O serviço surgiu há cerca de duas décadas após um episódio onde um suposto traficante foi assassinado em frente aos moradores da comunidade Oswaldo Cruz.A partir de então, os frades estudantes da Casa de Guadalupe começaram a articular uma proposta de transformação e conscientização com os moradores desta comunidade,historicamente marcado por violência familiar e policial, num projeto chamado Gente Viva.

Em 2012, o SEFRAS foi convidado para realizar as atividades do projeto em conjunto com a associação de moradores da Vila São José. Entretanto, apenas em 2017 a Província Franciscana passou a gestão do Gente Viva para nossa instituição.

O SEFRAS possui cinco serviços voltados ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Cada um dos serviços é pautado a partir das necessidades do território no qual se localizam. Em geral, estão inseridos em locais com bolsões de miséria, poucos ou inexistentes equipamentos públicos de educação, lazer, saúde ou segurança, e onde os ciclos de exclusão e violência, nos quais estão, são geracionais.

Petrópolis

Também chamada de cidade imperial, Petrópolis é uma cidade elitizada, que carrega históricas desigualdades, que se expressam em diversas áreas, assim como nos espaços geográficos.

O município de Petrópolis, conforme dados do IBGE, a população estimada em 2021 era de 307.144 habitantes. Desses, somente 27,3% está ocupada.

Apesar do salário médio da região ser de 2.3 salários mínimos, 30,6% da população encontra-se com uma renda domiciliar de meio salário mínimo por pessoa (R$499, de acordo com valores de 2019).

Visto essa realidade, o serviço Gente Viva é guiado pelos valores franciscanos de "Acolher, Cuidar e Defender” aos mais vulneráveis, atuando de forma direta com crianças e adolescentes.

Seguindo as ideias de Paulo Freire, o Gente Viva busca reafirmar e valorizar a cultura pré-existente, amenizar desequilíbrios sociais com a conscientização do potencial e participação mais ativa dos participantes na formação da sua identidade.

No serviço, o objetivo é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, com um olhar específico para o território. Suas ações são divididas entre os eixos de alimentação, arte e cultura, casa comum, mística e espiritualidade, política , trabalho, lazer e esporte.

Atuando em projetos socioeducacionais e junto a Rede de Educação local. Além disso, ainda participam do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Rede de Agricultura Urbana em Petrópolis, dentre outros.

O Gente Viva atende diretamente às crianças e adolescentes e seus familiares, residentes nas comunidades Comunidade Oswaldo Cruz, Vila São José, Manoel Afonso e Rua Itália, do bairro Valparaíso, mas também, de forma indireta aos demais moradores das comunidades.

Em 2021 o serviço atendeu diretamente cerca de 70 famílias, que abrangem um total de 128 crianças e adolescentes residentes das comunidades e 46 famílias da Rua Itália.

Conheça nossos serviços:

Serviço Franciscano de Convivência da Criança e do Adolescente - Gente Viva: Rua Nossa Senhora Aparecida, 167 – Valparaiso – Petrópolis/RJ – CEP 25685-191

O SEFRAS

O Sefras é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase.

Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos.

Para ajudar quem tem fome na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Sefras atua distribuindo mais de 2 mil refeições diariamente, além de distribuir cestas básicas, itens de higiene e cobertores e roupas de frio.

Ajude o nosso trabalho nesse dia especial. Você pode ajudar doando itens , em São Paulo, no Chá do Padre, na Rua Riachuelo, 268 – Centro. Tel: (11) 3105-1623 e no Rio de Janeiro na Tenda Franciscana no Largo da Carioca, s/ n, Centro.

Você também pode doar qualquer quantia pelo nosso site ou pelo pix: sefras@sefras.org.br.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page