13 anos da Casa Perfeita Alegria Tanguá
- Melissa Galdino
- 28 de mar.
- 2 min de leitura
Neste mês, a Casa Perfeita Alegria Tanguá, um projeto essencial do Sefras - Ação Social Franciscana, comemora 13 anos de trajetória marcada pelo compromisso, cuidado e impacto positivo na vida de muitas pessoas. Desde sua fundação, o espaço tem sido um verdadeiro farol de acolhimento, formação e mobilização social, promovendo mudanças significativas e fortalecendo a comunidade local.
Rodrigo Souza, coordenador da Casa Perfeita Alegria, destaca a importância do espaço para a comunidade: "A Casa não é apenas um lugar de atividades, mas um verdadeiro ponto de encontro e fortalecimento das relações sociais. Aqui, acolhemos, ouvimos e construímos juntos caminhos para garantir os direitos das crianças, adolescentes e suas famílias. Nosso compromisso é seguir transformando vidas e impulsionando mudanças positivas no território."

A Casa Perfeita Alegria tem como objetivo contribuir para a proteção social e integral das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, assim como de suas famílias. Dessa forma, contempla não apenas os participantes diretos, mas também seus pais e responsáveis, fortalecendo vínculos e promovendo suporte integral.
De forma mais específica, o projeto busca assegurar cuidados básicos para as crianças, possibilitar seu desenvolvimento por meio de atividades lúdicas, culturais, esportivas e de convivência em grupo, além de desenvolver ações com as famílias para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Também promove atividades de discussão sobre a política pública e a primeira infância no município, contribuindo para a construção de um território mais justo e acolhedor.
Para isso, a Casa oferece oficinas de cidadania, esporte e grupo de meninas, além de orientação sobre direitos sociais e escuta qualificada das demandas sociais e pessoais, proporcionando um ambiente seguro e protetor para todos os envolvidos.
Hoje, a casa atende mais de 40 crianças, além de mulheres que moram na região para o projeto Cozinha Escola e outras na Zumba. A programação conta com atividades que promovem o desenvolvimento integral dos participantes, como o grupo de meninas "Carolina Maria de Jesus", ballet, karatê, roda de cidadania, oficina de culinária e a biblioteca comunitária, que oferece letramento racial e rodas de leitura. A perspectiva de expansão inclui novas oficinas de barbearia, percussão, tranças e penteados para jovens em 2025.

O impacto da Casa Perfeita Alegria vai além das atividades oferecidas. Enraizada nos valores franciscanos, a instituição fortalece os laços comunitários e incentiva a participação ativa dos moradores na luta pelos seus direitos. Esse compromisso se reflete na organização popular e na discussão de políticas públicas dentro e fora do espaço. A casa também se destaca nos movimentos sociais, promovendo debates sobre temas fundamentais para a melhoria do território e ampliando a visibilidade das demandas locais.
Comentários